SDR o que é?
SDR é o acrônico de Sales Development Representative ou Representante de Desenvolvimento de vendas ou pre venda.
O que faz?
NOTA: Aqui vamos falar do SDR para o mercado outbound, pois hoje existe SDR para o inbound também com abordagens e processos diferentes.
O SDR outbound é responsável pelo primeiro contato com o lead no seu fluxo de cadência.
O objetivo de um SDR é fazer a qualificação, antes de passar para o closer/vendedor.
E porque é tão importante ter um SDR?
Se você só coloca seu vendedor para prospectar e vender ao mesmo tempo? Ele não vai fazer nenhuma das 2 coisas direito, então a gente precisa separar o pré-vendas de um vendedor. O Pré-vendas otimiza teu processo comercial, porque teu vendedor vai focar no que ele sabe fazer de melhor, que é vender, assim o pré-vendedor vai ficar responsável pela parte da prospecção aumentando o volume de novos negócios todos os meses.
Ele reduz a taxa de churn ou cancelamento, se o lead passa por um processo estruturado onde ele passa por um pré-vendedor, fazendo um entendimento prévio e depois para um fechamento de negócio as chances de cancelamento reduzem bastante.
Outro exemplo é se você tem um vendedor externo e percebe que ele esta perdendo tempo indo em clientes que não fecham negócio, esta na hora de ter um SDR em casa, o que ele vai fazer? Ele vai otimizar a rota do vendedor externo, pré-qualificando esse cliente, ou seja, o vendedor externo só vai passar onde tem chance de fechar negócio, reduzindo custos operacionais.
SDR não é custo ele otimiza seu processo de vendas e gera volume!
E por último o SDR é amigo do time de vendas, ou seja, a troca de informações entre o SDR e o vendedor tem que ser constante, portanto, alinhe sempre as informações com base na sua matriz de qualificação, temos um modelo clicando aqui.
Dicas de aprendizado
Se quiser se destacar no mercado, o SDR precisa estar sempre por dentro de todas as notícias relacionadas às melhores práticas de atendimento ao cliente.
Por isso, algumas dicas para nunca parar de buscar o conhecimento são:
Leia livros relacionados a vendas, negociação e relacionamento;
Ouça podcasts diários sobre atendimento ao cliente e vendas;
Assista a webinars relacionados a novidades no atendimento;
Fique ligado em tudo o que rola no LinkedIn.
Essas práticas podem contribuir muito para a formação do SDR, levar o seu atendimento a outro nível e fazer você e sua equipe chegarem cada vez mais longe.
Viu só como a função de SDR faz a diferença no atendimento? Se ainda tiver dúvidas sobre a rotina dessa profissão, deixe as suas perguntas aqui nos comentários.
Se preferir vamos marcar uma vídeo conferencia ou nos chame aqui no chat para entender um pouco mais do teu processo e modelo de negócio? 😉
Comments