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O que é perfil de cliente ideal (ICP)

Atualizado: 8 de nov. de 2022


perfil de cliente ideal

O perfil de cliente ideal é uma descrição que resume o seu melhor cliente. Aquele que se identifica com o seu negócio, é engajado, entende o uso do seu produto/serviço, tem constância de uso e suas necessidades são supridas com bons resultados.


Com base nas experiências do seu negócio, pense: que tipo de empresa ou de pessoa seria o seu cliente dos sonhos? Quem seria o melhor cliente para você vender? O exercício de criação do cliente ideal pode ser aplicado tanto para negócios B2B (empresas que vendem para outras empresas) como B2C (empresas que vendem para o cliente final).


Quando falamos de criar o ICP para o mercado B2B (empresas que vendem para outras empresas), pensamos em dados de empresas e do contato como mostramos abaixo:


Empresa

  • Localidade: País, Estado e cidade;

  • Segmento de atuação;

  • Faixa de funcionários;

  • Nome Empresa;

  • Site;

  • Linkedin da empresa;

  • Telefone;

  • Tecnologias;

  • Rastrear menções da empresa: Notícia, matéria, post, fusões, aquisições, vídeos;

  • CNPJ;

  • Endereço;

  • Faturamento Presumido.

Contato

  • Nome e Sobrenome;

  • E-mail;

  • Cargo;

  • Linkedin pessoal;

  • Telefones;

  • Rastrear menções do contato: Entrevista, matéria, post, vídeos.

Exemplos de Perfil de Cliente Ideal


Exemplo 1


Empresa que vende maquinário industrial para cozinhas profissionais e criou o perfil do cliente (restaurantes e lancherias) baseado em seu histórico de dados dos clientes que já compraram.


Empresas do setor alimentício (restaurantes e lancherias), com mais de 50 funcionários, localizadas na Região Sul do país, como contato dono ou sócios proprietário que perceba valor na aquisição de maquinário importado, com ciclo de vendas médio de 2 meses e ticket médio de R$ 5.000.


Exemplo 2


Empresa que vende consultoria estratégica e criou perfil do cliente (empresas de grande porte) com base no seu histórico.


Empresas da indústria e tecnologia, com mais de 300 funcionários, localizada na região sudeste, como contato são Diretores, Gerentes e Coordenadores de RH, que perceba valor no curso de estratégia e gestão, com ciclo de vendas médio de 3 mês e ticket médio de R$ 8.000,00.


Dica: Entreviste seus clientes, monte um questionário com perguntas para entender o motivo pelo qual eles fecharam com sua empresa. Será fundamental na criação do perfil de cliente ideal, pois você consegue traçar parâmetros como por exemplo quais são os problemas mais recorrentes, quais foram os diferenciais para então montar sua estratégia outbound.


Se você esta em um nível mais avançado no seu processo de geração de lista, já sabe seu ICP e não tem ainda uma ferramenta. Recomendamos as plataformas: Snov.io e Sales Navigator.


Agora se você esta começando e quer ajuda para definir seu ICP e quer terceirizar sua montagem de lista confira nosso serviço de Inteligência Comercial.


Curtiu?


Vamos marcar uma vídeo conferência ou nos chame aqui no chat para entender um pouco mais do teu processo e modelo de negócio? 😉


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