top of page
  • Foto do escritorAndré Santos

O que é Funil de Vendas?

Atualizado: 8 de nov. de 2022


Funil de Vendas é o processo pelo qual seus clientes passam para fechar uma compra com sua empresa.


Um funil é separado por etapas que podem variar de empresa para empresa, de produto para produto e ou serviço. Também conhecido como pipeline apoia equipe e gestores:



  • A ter uma visão geral de oportunidades de negócios aberto, ganhos, perdidos e estagnados;

  • Obter uma visão global dos valores e quantidade das oportunidades por equipe e usuários;

  • Visualizar as oportunidades que estão em dia, atrasadas ou sem atividade agendada;

  • Apoio diretamente na correta tomada de decisão (gestão a vista) das oportunidades em aberto.

Exemplo de funil de vendas:

Se estamos falando de processo de venda, você já deve ter percebido que estamos falando de oportunidade de negócio do seu funil de vendas, ou seja, onde está de fato o quanto você ou sua equipe tem de valor monetário sendo negociado. Tudo começa com um lead que, ao longo do Funil de Vendas, se torna um negócio. As etapas do Funil são justamente as etapas dos leads e dos negócios.


Podemos exemplificar com um Funil de Vendas básico:

Entretanto, é possível ir mais longe e segmentar ainda mais o processo, mas . Veja exemplo abaixo:

Independente do quão longe sua empresa vá no detalhamento dos estágios, o importante é que você otimize cada etapa do seu funil. Em nossas consultorias entendemos que 4

etapas conseguimos cercar as principais atividades que precisam ser conduzidas para se ganhar uma venda com excelência.


Outros exemplos de funil:

  • Inbound

  • Outbound

  • Suporte

  • Customer Success

Por que é importante definir o Funil de Vendas?


As equipes comerciais estão em constante negociação com seus clientes, e é fundamental para a saúde financeira da empresa acompanhar cada um desses processos de perto. Ter uma visão clara da situação dos negócios em andamento permite que sua equipe tome decisões estratégicas dependendo do quadro geral do Funil. Por exemplo: caso exista um volume considerável de negócios bem avançados, é ideal que a equipe trabalhe para fechar negócio, focando nas que tem maior potencial e chance de fechamento. Caso existam poucas negociações em andamentos, o foco deve ser na geração de novos negócios.


Também é possível saber quantos negócios estão em cada uma das etapas do ciclo e qual o valor em jogo em cada uma. Além disso, é possível saber há quantos dias cada um desses negócios está em um determinado estágio, fornecendo mais indicadores e poder de decisão para que a equipe de vendas não deixe negócios estagnarem e esfriarem, deixando de ganhar dinheiro.


Curtiu?


Vamos marcar uma vídeo conferencia ou nos chame aqui no nosso chat para entender um pouco mais do teu processo e modelo de negócio? 😉


181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page